domingo, 3 de julho de 2011

O QUE É ESCOTISMO?

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Escotismo se constitui no maior movimento mundial de jovens, reunindo mais de 28 milhões de membros em 216 países e territórios. É reconhecido pela UNESCO, pelos governos e autoridades em educação como um importante instrumento no desenvolvimento de crianças e jovens. O Escotismo oferece um espaço sadio e alegres atividades ao ar livre, proporcionando experiências de vida que resultam em valores, que se somam ao crescimento pessoal e na formação do caráter.

O Escotismo, sob o ponto de vista dos jovens, é uma grande aventura em que cada um, em companhia de um grupo de amigos, pode explorar a natureza, acampar, aprender habilidades materiais, de orientação na mata, e de quebra, vivenciar o fascinante mundo escoteiro com seus princípios e valores.
Do ponto de vista do adulto, o Escotismo é uma associação de pais que acreditam no Método Escoteiro como sendo um excelente meio para que seus filhos sejam preparados para enfrentarem os embates da vida, desenvolvendo habilidades pessoais tais como o trabalho em grupo, exercer a liderança através da ação e sobrepujarem-se no esforço do desenvolvimento pessoal e ainda serem felizes, com excelentes lembranças da infância e da juventude com os amigos escoteiros para toda a vida.

O método escoteiro existe praticamente desde a sua fundação, a mais de 100 anos. O seu sucesso, persistência ao longo do tempo e modernidade se deve às suas principais características: Vida em equipe, Aprender fazendo, Vida ao ar livre e Serviço ao próximo.
O Escotismo está organizado em ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira.
  • Lobinho: meninos e meninas de 7 a 10 anos, denominados lobinhos e lobinhas.
  • Escoteiro: rapazes e moças de 11 a 14 anos, denominados escoteiros e escoteiras.
  • Sênior: rapazes e moças de 15 a 17 anos, denominados seniores (rapazes) e guias (moças).
  • Pioneiro: rapazes e moças de 18 a 21 anos (incompletos), denominados pioneiros e pioneiras.

Nenhum comentário: