domingo, 3 de julho de 2011

ADOTE UM ESCOTEIRO

Confie em nossos jovens...

Ventos do Leste - Adote um Escoteiro 

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Nosso propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Por quê apadrinhar um jovem?

Considerando-se que todos nascem iguais, mas nem todos têm as mesmas oportunidades neste nosso conturbado mundo, é imprescindível a existência de pessoas de bem que almejem transformá-lo em uma sociedade melhor e mais justa. Assim sendo, além de outras ações importantes, o apadrinhamento traz ao jovem uma oportunidade única a qual ele jamais teria acesso devido à situação marginalizada em que se encontra.

Por quê adotar um escoteiro carente?

  • Porque, contrariamente ao Trabalho Comunitário onde, ao cessar a contribuição cessa-se imediatamente o benefício a quem dele se beneficia, em uma entidade de educação extraescolar como o escotismo, este jovem será estimulado ao desenvolvimento de suas potencialidades, permitindo que ele saiba fazer escolhas e que ele seja o responsável por seu futuro. Desta forma o apadrinhamento de um jovem em uma entidade deste tipo torna-se um projeto de Desenvolvimento Comunitário, uma vez que os benefícios trazidos por tal prática irão se refletir por toda a vida do beneficiado e, consequentemente, terão impactos positivos na comunidade onde este futuro adulto residirá;
  • Porque no escotismo, o jovem terá seu desenvolvimento integral e educação permanente, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições;
  • Porque o escotismo possui 100 anos de experiência em educação extraescolar através de um Método Educacional próprio e mundialmente consagrado por mais de 28 milhões de jovens;
  • Porque apadrinhando um jovem que tem interesse em crescer e ser tornar uma pessoa melhor, você estará "ensinado a pescar" e não oferecendo esmolas que apenas resolvem um problema momentâneo e não promovem o crescimento da pessoa, da sociedade e do mundo.

Quanto terei que investir na educação extraescolar de meu afilhado?

O custo para apadrinhar um jovem é menor que metade do valor de uma cesta básica. Desta forma conclui-se que, em longo prazo, ensinar a ‘pescar o peixe’ (Desenvolvimento Comunitário) custa muito menos do que apenas ‘dar o peixe’ (Trabalho Comunitário) e traz benefícios que perdurarão durante toda uma vida. Nossa mensalidade é de R$ 15,00 mensais por jovem, salvo exceções mediante conversas com famílias carentes.

Como posso adotar um jovem Escoteiro ou saber mais?

Basta enviar e-mail para joaodebarro244@gmail.com pedindo mais detalhes ou agendar uma entrevista com a Diretoria de nosso Grupo Escoteiro.

Como poderei acompanhar e fiscalizar o investimento que farei?

Ao se tornar padrinho de um jovem você será o representante deste jovem na Assembléia de Grupo, que se reúne ordinariamente uma vez por ano. A Assembléia de Grupo é o órgão máximo de um Grupo Escoteiro e delibera sobre decisões para o presente e futuro da unidade local. Além desta representação, estarão à disposição do padrinho o Fluxo de Caixa, atas de Assembléia e fichas individuais com o progresso educacional do jovem. Além disso, você pode questionar sobre a progressão do jovem, nos auxiliando na avaliação do desenvolvimento do mesmo.

Qual é a idade ideal para se tornar um Escoteiro?

A idade ideal é 7 (sete) anos. Isso não significa que crianças acima dessa idade não possam ser aceitas, porém os melhores resultados educacionais se demonstram quando se inicia logo cedo no Escotismo. Nosso grupo aceita pessoas de todas as idades, respeitando os limites máximos das tropas escoteira (com número fixo de 32 jovens) e sênior (com número fixo de 24 jovens no máximo).

*O texto acima com pequenas alterações foi retirado da proposta de adoção do G.E. Ventos do Leste, pois os mesmos mostraram de forma bastante clara o que se trata a adoção de um escoteiro.

Nenhum comentário: