sábado, 27 de agosto de 2011

27/08/2011 - PREVISÃO DO TEMPO E PURIFICAÇÃO DE ÁGUA

Pessoal, elevemos nossos pensamentos às vítimas do Furacão nos Estados Unidos.... Que o que aprendemos hoje seja útil para ajudar pessoas em situações de necessidade e é claro nos nossos acampamentos. Conforme prometido coloquei ainda hoje os resultados e fotos de nossa atividade. Hoje nossa reunião teve três temas principais: Progressão, Filtros e Água e Previsão do Tempo. A atividade iniciou-se como sempre com uma canção muito legal - Formigas. Logo depois dos avisos para a preparação de nosso acampamento de grupo, tivemos a fixação do mural de progressões na sede para que todo mundo possa acompanhar. Logo então começou a diversão. 

Falamos inicialmente sobre tipos de nuvem, altitude, densidade e outras características e o que podemos concluir com elas e com os ventos. Logo depois, passamos a estudar a previsão do tempo no meio das florestas, através dos animais  e da escuta da Natureza - coacho de sapos, borboletas e abelhas, teias de aranha, gatos e outros animais. Fizemos também um filtro para ser usado em rios após tempestades e chuvas, com carvão, areia, pedras gaze ou algodão e outros materiais. Esse filtro pode durar anos se conservado.


Com catavento feito de garrafa PET e Birutas, medimos a velocidade dos ventos em quatro locais da sede, e tiramos uma média para ver se os resultados conferiam para toda a tropa. A maioria das medições resultou em 25 a 35 Km/h, o que foi comprovado com a existência que algumas cirrus bem alto no céu.






Nossa Alcatéia Arara Azul também estava super animada em suas atividades.



O Maurício finalmente voltou de férias para a tropa sênior Trovão, e juntos eles puderam também participar do Jogo do Tempo. 



Pegamos uma água de péssima qualidade e buscamos torná-la potável, e aprendemos o uso de Iodo, Água Oxigenada, Limão e Café na conservação da água. 



Seguem as pontuações da atividade e as gerais do dia (frequencia, garbo, atitudes, etc.):

PONTUAÇÃO GERAL


Águia -               55
Pássaro Negro - 50
Tubarão -           45
Falcão -              45

PONTUAÇÃO DO GRANDE JOGO

1° - Águia e Tubarão
2° - Falcão
3° - Pássaro Negro

Parabéns a todas as patrulhas pois conseguimos um resultado bem equilibrado na Tropa Lobo Guará. Pessoal lembrem-se que fatores como presença e atitudes também contam. Por pouco a Tubarão não sai na frente em disparada. Falcão, idem para a patrulha: cuidem da presença de seus membros e veja se está ocorrendo algum problema em casos de falta.

Sempre Alerta e esperamos todos no nosso acampamento de grupo - "Uma só Promessa"

Nenhum comentário: